quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Cloverfield e a teoria do universo Valve

Half Life (1998) e Portal (2007) são jogos aparentemente sem conexão. Graças à habilidade da empresa Valve (produtora dos jogos) de fazer da história principal um pequeno ponto em uma teia maior de acontecimentos, os fãs ficaram estarrecidos ao descobrir durante narrativa de Portal que os dois jogos de fato são do mesmo universo. Uma grande sacada, mas nada a nível conspiracional. A cabeça dos fãs começa a maquinar alguns meses depois do lançamento de Portal, quando o estúdio Bad Robot do diretor J.J. Abrams lança o filme "Cloverfield, monstro" (2008), dirigido por Matt Reeves. Continue Lendo!

Pessoas chegaram a dizer que o design de algumas criaturas lembrava o dos bichos de Half Life (a partir daqui podem surgir SPOILERS do enredo dos jogos ou dos filmes). Claro que tudo poderia ser interpretado como mera coincidência, mas o que veio a seguir foi o que realmente deixou a comunidade em polvorosa. (Se quiser, veja mais sobre J.J. Abrams e os estúdios Bad Robot aqui).

Comparação entre criaturas de Half Life e do primeiro Cloverfield


Em 23 de Agosto de 2011, o diretor Dan Tratchenberg lança  "Portal: no scape". Um curta metragem sobre a franquia do universo Valve que obteve mais de 17 milhões de visualizações. Dois anos depois ele começa a trabalhar em um projeto em segredo nos estúdios Bad Robot. Com o codinome "Valencia" esse trabalho foi então lançado em 2016, quando seu verdadeiro nome foi revelado: "Rua Cloverfield, 10". Nesta sequência surgem mais caracterísiticas aproximando as franquias (SPOILERS do filme a seguir). Se quiser rachar a cuca veja também o post sobre o Universo da Franquia Coverfield.

O filme narra a história da protagonista Michelle ao se ver presa em um abrigo subterrâneo enquanto um verdadeiro apocalipse acontece no mundo do lado de fora. Já de início se observa uma estranha semelhança com o design e a até mesmo nome da personagem de Portal (chamada Chell).
Michelle and Chell, these are words that go togeter well.

Em determinada parte do filme, vemos uma mulher pedir ajuda para entrar no abrigo. O personagem que toma conta do lugar recusa, dizendo que ela está "contaminada". Dentro do universo Valve só há um jogo com a temática de humanos contaminados por algum vírus ou mutação: O jogo "Left for Dead". Enquanto estão dentro do abrigo subterrâneo, os personagens em certo momento fazem uma brincadeira de adivinhação. Howard, que ao final do filme se revelará como o principal antagonista, dá a seguinte dica: "Eu estou sempe observando. Eu vejo vocês enquanto dormem. Eu sei o que vocês estão fazendo. Eu vejo tudo o que vocês fazem". Enquanto para os expectadores do filme este é um momento de tensão, para os detetives de plantão esta é uma clara descrição da GLaDOS, inteligência artifical da série Portal que observa a personagem o tempo inteiro, inclusive fazendo jogos e testes. Parece ser um easter egg, até que Howard revela a resposta do enigma: "Eu sou Papai Noel". No universo Valve isso leva novamente a Left for Dead, onde em determinado momento um gnomo de brinquedo é encontrado (na tradição de natal pelo mundo, os gnomos são conhecidos como os ajudantes do Papai Noel). Ao levá-lo a determinado local dentro do jogo, a personagem GLaDOS se revela, dizendo a frase "Oh, vejo que você trouxe meu amigo". Ao encaixar o boneco na parede um portal se abre, sendo possível explorar as câmaras do laboratório Appearture Science, de Portal. 

Usando um gnomo de Porcelana em Left for Dead é possível acessar câmaras especiais de Portal.


Os humanos infectados de Rua Coverfield, 10 poderiam ser um estágio inicial
dos humanos encontradod em Left for Dead

As grandes surpresas vêm no final. Ao fugir do lugar, Michelle encontra criaturas alienígenas, e que mais uma vez lembram monstros de Half Life, com destaque para as criaturas gigantes em forma de nave. A própria saída do abrigo subterrâneo é bem similiar à entrada secreta dos laboratórios Appearture Science. E não acaba por aí. Ao fugir no final do filme, Michelle se dirige ao hospital "Mercy", famoso por sua presença nos jogos de Left for Dead.


Naves gigantes, que na realidade são seres vivos. Presentes nas duas franquias.

À esquerda a saída secreta da Appearture, similar à saída do abrigo. 
À direita o hospital Mercy, mencionado no final de Rua Coverfield, 10.


A cereja do bolo vem com o recém chegado "O Paradoxo Cloverfield" (fortes SPOILERS adiante. Caso não tenha assistido ao filme, é recomendável o fazer antes. Está disponível no catálogo da Netflix). Na trama, experiências para a criar uma fonte de energia alternativa acabam criando uma singularidade que transporta os encarregados do experimento para uma realidade alternativa. No fim da trama, ao conseguirem voltar à sua realidade original, acabam descobrindo que a experiência de alguma forma resultou na Terra ser invadida por seres de outra dimensão. Esta é exatamente a sinopse do jogo Half Life (que no enredo acontece da mesma forma em circustâncias diferentes). Inclusive o mecanismo físico que explica os acontecimentos é o mesmo: experiências com sub partículas, especificamente o bóson de Higgs (o símbolo de Half Life é o Lâmbda, usado para representar o decaimento das sub partículas).


Resultado de imagem para Half life capa
À esquerda, a capa de Half Life. À direita, o gráfico da meia vida do bóson de Higgs
de acordo com os conhecimentos da física atual

A trama de Cloverfield tem ainda mais mistérios e quebra cabeças lógicos que serão explorados em um próximo post.


Nenhum comentário:

Postar um comentário